7 de novembro de 2010

Reflexão Eixo VII

A interdisciplina de Educação de Jovens e Adultos que tivemos no Eixo VII, me ajudou a compreender de que forma e atitudes o professor precisa tomar para desenvolver os trabalhos com esses alunos.
Nunca trabalhei com EJA e por isso tinha uma visão de que seria bem mais fácil, por se tratar de alunos mais maduros.
Através das leituras e comentários feito pelos colegas do PEAD que já tiveram experiência com turmas do EJA é que pude perceber que não importa a faixa etária dos alunos precisamos é valorizar os conhecimentos prévios que eles trazem em sua bagagem de vida.
Acredito na importancia do professor ouvir seus alunos para então poder fazer um planejamento conforme a realidade da turma, sendo assim conseguirá auxiliá-los no processo de aprendizagem.
O professor necessita conhecer seus alunos para ter condições de desenvolver um bom trabalho junto com eles, mas para isso é preciso também refletir sobre como esses jovens e adultos pensam e aprendem.
Penso na necessidade de haver uma proposta de trabalho estimulante e prazerosa, onde o professor não seja o detentor do saber e proporcione a seus alunos momentos de trocas de conhecimentos entre eles. Sendo assim, os alunos sentindo-se incluídos no processo de aprendizagem permanecerão mais tempo na sala de aula e deixarão de evadir devido os trabalhos desenvolvidos estarem fora da realidade deles, pois nenhum aluno conseguirá frequentar por muito tempo aulas cansativas onde só o professor é que tem o direito de falar, depois de enfrentar um dia inteiro de trabalho.

Um comentário:

mauranunes.com disse...

Isso mesmo Iliana! Não importa a faixa etária, é sempre muito importante a valorização do contexto e da história do aluno, assim como a escuta. Se não escutamos o aluno verdadeiramente, não há como conhecê-lo. E esse, como bem percebes, foi um grande aprendizado no curso. Bjs, Maura - tutora do SI