21 de novembro de 2010

EIXO VIII

Analisando minhas postagens da interdisciplina Didática, Planejamento e Avaliação consigo perceber o quanto venho partilhando minhas aprendizagens com meus alunos no decorrer da minha caminhada no PEAD.
Aprendi que não só o aluno deva ser avaliado, mas também o professor precisa refletir sobre sua prática pedagógica. A melhor maneira que encontrei de saber como anda meus procedimentos e atitudes no desenvolver das aulas, foi trocando os papéis, dando a eles o direito de me avaliarem. Essa minha atitude me levou a ouvir coisas que jamais eu iria saber se fosse uma professora dona da verdade, praticante de uma educação "bancaria".
Faço essa atividade por escrito, pois acredito que de repente oralmente alguns alunos não me diriam o que realmente gostariam. Eles tem o direito de escolher se assinam ou não a avaliação.
No momento em que todos terminam de avaliar, leio uma por uma e juntos vamos analisando para ver se realmente preciso melhorar em algum aspecto ou quem tem que mudar são eles.
Já precisei mudar principalmente na questão de falar muito rápido, pois segundo minha aluna, mesmo eu repetindo várias vezes a explicação, ela não conseguia entender.
Estou sempre pronta as mudanças se for para proporcionar melhores condições de aprendizagens para meus alunos.
Acredito na importancia da participação dos alunos nas decisões de assuntos que lhes dizem respeito, não decido nada sozinha. A votação é um meio que encontramos para chegar a uma decisão, onde a maioria vence.
Tenho procurado renovar minhas aulas para que os alunos não fiquem desmotivados por causa de um fazer pedagógico ultrapassado.

Um comentário:

mauranunes.com disse...

Oi Iliana! Deixar-se avaliar é um processo que não é fácil, mas resultado de um amadurecimento, profissional e pessoal! E no estágio, como percebeste tuas aprendizagens. Pergunto, pois o estágio ocorreu no eixo VIII. Te aguardo ok! Bjs, Maura - tutora do SI