12 de novembro de 2010

Libras

Visitando minhas postagens feitas sobre a interdisciplina de Língua Brasileira de Sinais - Libras, no Eixo VII, me veio a lembrança do quanto trabalhei com meus alunos sobre esse assunto.
Durante as conversações que tivemos em sala de aula a maioria dos alunos comentaram que já tiveram em algum momento contato com pessoa surda. Todos falaram o quanto encontraram dificuldades para se comunicar com elas.
Usei com frequência o material de Libras que nos foi disponibilizado, pois me instigou e despertou o interesse de partilhar com os alunos todas essas aprendizagens. Entre os materiais utilizados o que mais chamou a atenção deles foi o filme "Seu nome é Jonas", que levei para eles assistirem.
Pude observar através das falas e comentários que fizeram após o filme, o quanto se preocuparam com as atitudes das pessoas desenformadas sobre os surdos. Atitudes que as levaram a agirem de forma preconceituosa e com discriminação.
Nunca tive aluno surdo, ainda não passei por essa experiência, mas acredito que possuo base importante para poder desenvolver trabalhos com o objetivo onde possa ocorrer a inclusão do aluno surdo em sala de aula.
Penso que todo o professor deveria estar preparado para receber esses alunos, mas infelizmente sabemos que não é essa a realidade de nossas escolas.

Um comentário:

mauranunes.com disse...

Oi Iliana! A desinformação sobre as necessidades especiais, no geral, gera preconceitos sim, e é muito grava, especialmente quando se vê em escolas, onde se deve ensinar às crianças como lidar com o diferente, entender, etc. Todos nós, se não nos deparamos, vamos nos deparar com um surdo, ou outra necessidade. Que bom que pudesses compartilhar com teus alunos esses novos e importantes conhecimentos! Bjs, Maura - tutora do SI