3 de outubro de 2010

Lembranças

Lembro-me bem dessa etapa do curso, pois estava sem turma, e atendia apenas alunos no apoio pedagógico. A necessidade de colocar em prática as minhas aprendizagens eram grandes, o que me levavam a fazer insistentes negociações com a direção da escola para ter uma turma. O que amenizava as minhas ansiedades eram os convites que recebia da colega Marion para participar de vez enquando de algumas atividades junto com ela na sua turma.

Uma atividade interessante que o professor José Francisco da interdisciplina de Representação do Mundo pelas Ciências partilhou com nós no eixo IV, foi o uso do retroprojetor usado como recurso para desenvolver um trabalho sobre "sombras". Essa experiência foi muito bem recebida pela turma da colega Marion, por ser um trabalho diferenciado e ainda desenvolvido por duas professoras, o que não é normal no dia a dia dos alunos.

Na Semana do Meio Ambiente fui convidada pela colega Marion para ir numa visitação orientada na ACATA(Associação de Catadores de Alvorada), e na ETA(Tratamento de Água).
Muito aprendemos com essa aula diferenciada, onde a visualização da realidade se fez presente.
Esses tipos de passeios(saídas de campo) são sempre importantes para ocorrer aprendizagens significativas, pois foge da rotina da sala de aula, onde por mais que o professor procure desenvolver um trabalho variado jamais será comparado com uma visitação orientada sobre assuntos que envolvam conhecimentos sobre a cidade onde os alunos moram.
Nesse dia foi usado a máquina digital como recurso para fazer o registro das observações de tudo que acharam interessante. Porém nesse época ainda não tinha segurança nem turma para trabalhar com os alunos na sala do AI(Ambiente informatizado) para colocar esses registros quem sabe num blog, como é feito hoje.

4 comentários:

mauranunes.com disse...

Que bacana Iliana, poder contar com a colaboração de uma colega,não é mesmo! Esta é uma das aprendizagens nessa trajetória, saber compartilhar, colaborar, trocar experiências e ideias. E hoje, segues desenvolvendo esse tipo de atividade mencionada? Bjs, Maura - tutora do SI

mauranunes.com disse...

Iliana, complementando, é importante que menciones na tua postagem a interdisciplina a qual te referes e o eixo, a fim de contextualizar tua postagem para o leitor ok! Por exemplo, esta, do eixo IV, Representação do Mundo pelas Ciências. Bjs, Maura - tutora do SI

Beatriz disse...

Iliana, rotina é uma palavra que precisa ser reconceituada. O que deve hoje ser a rotina na sala de aula? Será que saidas de campos para locais que se tornam salas de aprendizagem merecem o título de passeios? Será que há hoje limites físicos para a sala de aula? No que as TIC ajudam nesse novo contexto?
Um abração
Bea

Iliana disse...

Profª Bea, a rotina na sala de aula
que me refiro seria o professor tentar colocar para os alunos as informações sobre a cidade do seu jeito, o que não seria a mesma coisa com uma visitação orientada.
Quanto ao termo "passeio", é dessa forma que avisamos os alunos quando vamos fazer uma saída de campo.
As Tic ajudam sem dúvida nenhuma, mas nem sempre o tempo está ao nosso favor, pois a disputa na escola para usar a sala do AI é enorme.
Um abraço,
Iliana.