29 de abril de 2010

Tempo!

Hoje a minha reflexão será sobre o tempo. Não do tempo chuvoso, frio ou quente, mas do tempo que nos controla e que muitas vezes por ser insuficiente deixamos de realizar o que pensamos ser importante.

Esse tempo insuficiente que mesmo acordando às 6horas da manhã e indo dormir às 13horas do dia seguinte ainda não basta.

Sinto-me atropelada pelo tempo. Não consigo organizar todas minhas ideias dentro do tempo que me é oferecido, encontrando dificuldades para desenvolver com os alunos tudo do jeito como gostaria que fosse. Percebo que cada vez mais temos que resumir as propostas de trabalho para que possamos dar conta do recado no trimestre, que é o caso da minha escola. Se eu me sinto atropelada imagina os alunos?

Como é difícil resolver certas situações, pois antes lutávamos por ter um tempo na escola para poder planejar, sem a necessidade de fazer em casa essa tarefa. Nesse ano conseguimos com que tivéssemos 4 horas semanais para planejar, só que esse tempo está fazendo falta para eu estar com meu aluno. Sei que preciso me organizar melhor e mudar minhas atitudes, pois não poderei ficar sempre participando das outras aulas, como tenho feito com as aulas no Ambiente Informatizado. Vou com os alunos para o AI, pois penso que preciso auxiliar a professora e os próprios alunos que estão realizando um trabalho novo, que é postagem no blog, e que envolve não só o manuseio, mas a escrita, ortografia, pontuação... Enfim, é um momento tão importante que sinto a necessidade de estar interagindo com a turma.

Outro fator que muitas vezes deixamos de fazer por falta de tempo, é o nosso próprio reconhecimento, vivemos numa correria que esquecemos de nossas qualidades, capacidades e vamos prestar atenção só quando alguém chega para nós e coloca o seu pensamento à nosso respeito. Como fez o colega Artur pessoalmente para mim quando nos encontramos numa das formações da SMED, pois não havia lido o seu email.

Oi Iliana, obrigado. Boa sorte para todos nós. Com certeza o teu apoio sempre me incentivou e tenho que te agradecer o estimulo e o bom exemplo que me dás como uma excelente professora. Abraços, Artur.

Uma das qualidades que acredito ser a mais importante de tantas que talvez eu possua é a de ser perseverante, e essa nem o tempo me tira, seja ele qual for.

Na formação que participei no dia 29/04 sobre "Os Desafios da Avaliação na Prática Pedagógica," ministrada pela professora Patricia Thomas Eltz, ela colocou que a pior coisa é aquele professor que não é perseverante.

Um comentário:

mauranunes.com disse...

Oi Iliana! Pois é, penso que é assim mesmo, tudo é uma luta constante... contra o tempo, conflito com a qualidade do trabalho, com as nossas dificuldades... Enfim, a atenção deve estar sempre redobrada para que não nos percamos nessas lutas cotidianas e possamos investir sempre em nossos ideais e melhorar sempre. Sim, a perseverança é nossa aliada. Siga em frente querida. Bjs,Maura - tutora do SI