23 de abril de 2010

Expectativa

Essa foi a semana das expectativas, para as novidades que foram programadas. Pude perceber na participação dos alunos, o quanto faz a diferença uma aula renovada a partir do interesse dos alunos.
Ao abrirmos um blog para turma observei o quanto ficaram entusiasmados, pois era só o que comentavam.
Notei a diferença dos meus alunos comparada com a minha, lá em 2007, quando foi colocado para nós então alunas do Pead que teríamos que abrir um blog. Na época eu não sabia o que era um blog, nem para que servia, como também nunca tinha visitado um. Precisei aprender assim mesmo, pois se fazia necessário para editar as atividades, mas isso só fui tomar consciência no decorrer do tempo.

Hoje pude proporcionar aos meus alunos uma preparação e conhecimentos antes de abrir o blog da turma. Tiveram oportunidade de visitar alguns blogs inclusive o meu, e receber informações da função e para que serve, o que podemos postar,as responsabilidades que devemos ter com imagens, escolheram um nome e o modelo para o blog da turma. Todo esse conhecimento fez despertar neles a curiosidade e a vontade de escrever no blog.Queriam saber como editar no blog, estavam muito ansiosos. Fizeram uma variedade de questionamentos.
- O que podemos escrever?
- Posso colocar minha foto?
- Podemos fazer um vídeo e colocar no blog?
- Só tenho foto no Orkut posso pegar de lá?
- E a música que estamos ensaiando dá para colocar aqui no blog? - respondi que sim.
- Mas não temos filmadora.- falei que faríamos um vídeo com a minha máquina digital.
- Como podemos fazer um vídeo?

Fui junto com eles para o AI (Ambiente Informatizado)para auxiliar a professora Luciane responsável pelo ambiente.
Me sinto muito orgulhosa de poder passar para meus alunos esses conhecimentos que aprendi e continuo a aprender, graças aos professores do Pead dedicados que se empenharam e não mediram esforços para que pudessemos contruir aprendizagens tão significativas.
Não posso negar que foi muito difícil para mim vencer os desafios que encontrei em toda essa trajetória até então, mas que estão valendo a pena. Se me propuz lá em 2006 a fazer o vestibular da UFRGS é porque me considero uma pessoa que gosta de mudanças e para que isso aconteça é preciso aprender a aprender.

Um comentário:

mauranunes.com disse...

Excelente, Iliana, aprender a aprender! Coragem para enfrentar os desafios e crescer. Como as coisas são diferentes, melhores, quando podemos indicar um caminho já trilhado, não é mesmo! Nos colocamos no lugar do outro, falamos com apropriação e conhecimento de causa. E sabemos o que como é difícil, mas também gratificante o enfrentamento dos desafios. Bom trabalho! Bjs,Maura - tutora do SI