17 de junho de 2010

Prática Pedagógica!

Refletindo sobre a minha prática pedagógica, fico admirada e ao mesmo tempo orgulhosa em perceber o quanto mudei nesses quatro anos em que estou no PEAD. Mas, se houveram mudanças é também porque eu estava pronta para aceitar a mudar, ter uma nova postura para que elas acontecessem, caso contrário elas não aconteceriam.
Percebo em cada aula o quanto atitudes que antes acreditava ser certas, hoje já não são mais. Um dos exemplos que posso citar são os alunos sentarem em grupos. Antes via essa forma de se organizarem em sala de aula que promovia muita agitação entre eles, sem perceber a sua importância, pois visava apenas o silêncio como sendo parte principal para que ocorressem aprendizagens.
Sei que não fazia com a intenção de prejudicá-los, mas sempre ouvi comentários de colegas sobre turmas barulhentas e não gostaria, na época, que falassem dos meus alunos.
Hoje não ligo para esse tipo de comentário, pois percebo o quanto sentarem em grupo torna as aprendizagens mais significativas, pois oportuniza a troca de conhecimentos entre eles. E, procuro sempre ficar observando qual o tipo de assunto que estão conversando, para fazer com que o grande grupo possa participar.
Percebi também que eu tive que aprender a trabalhar em grupo junto com meus alunos, e começar a dividir os trabalhos que antes fazia sozinha, por acreditar que apenas eu sabia fazer melhor. As correções das atividades geralmente são feitas pelos próprios alunos que se trocam entre eles. E, ao realizarem a correção estão aprendendo em cima dos seus próprios erros, pois segundo Cipriano Carlos Luckesi, não podemos fazer do erro fontes de culpa e de castigo, mas sim trampolins para o salto em direção a uma vida consciente, sadia e feliz.
Ao mudar minhas atitudes em sala de aula vejo o quanto nossos alunos gostam de participar de conversação trazendo assuntos importantes do dia a dia deles, sem necessariamente termos que ficar enchendo folhas e mais folhas de cadernos com fatos que não servirão em nada para eles.
Foi também através do PEAD que aprendi a ter um novo olhar sobre as tecnologias a favor da educação, pois mesmo tendo pouco tempo para trabalhar na sala do AI com os alunos, percebo o quanto eles progrediram na produção de textos, principalmente aqueles que tinham mais dificuldades na escrita, hoje são ajudados por colegas e assim uns vão ajudando os outros sem nenhum problema.
O meu sonho é que chegue o dia em que cada aluno possa ter o seu notebook, pois só assim poderemos realizar nossos trabalhos de uma forma bem mais prazerosa, sem ter que nos preocupar com o tempo. Mas enquanto esse dia não chega terei que indo me conformando com apenas uma hora semanal, o que é melhor que nada.

Um comentário:

mauranunes.com disse...

Querida Iliana! O teu relato mesmo já reflete a tua mudança. Para transformar-se é necessário olhar para si, com olhar crítico e reflexivo. E parece que fizeste e fazes isso! Bjs, Maura - tutora do SI