13 de junho de 2010

Novos interesses!








A ideia da Arquitetura pedagogica do meu estágio partiu de um aluno, que numa aula de Português me perguntou se poderia trazer para a próxima aula a sua tartaruga. Foi a partir desse momento que os interesses ficaram voltados a esses répteis. Esse aluno hoje não se encontra mais na nossa turma , pois ao se mudar teve que ser transferido da escola, mas a sua lembrança continua até hoje entre nós.
Muito aprendemos sobre esse animal através das pesquisas na internet, livros e revistas, curiosidades, vídeos, histórias, imagens...
Criamos até um blog onde o nome foi escolhido através do voto que ficou sendo "Amigos das Tartarugas", para que pudessemos deixar registrado todas as nossas aprendizagens a respeito das tartarugas.
O paint foi outra ferramenta que aprenderam a usar para poderem criar lindas imagens e postar no blog. Mas, acontece que hoje os interesses dos alunos já não estão mais voltados as tartarugas, mas sim a Copa do Mundo. Hoje as tartarugas deram lugar para os jogadores, bola com onze cores, a mascote Zakumi, quantas vezes o Brasil foi campeão, de quanto em quanto tempo acontece a Copa do Mundo, quantos jogadores foram convocados para jogar a Copa, são imensidades de questões a serem trabalhadas... E, para que continue ocorrendo aprendizagens significativas, vamos dar um tempo para as tartarugas e nos dedicar as pesquisas e curiosidades sobre o assunto do momento e fatos atuais que vem acontecendo no mundo todo que é a Copa e não tem como passar desapercebido por nossos alunos.
Lembrando o que diz Gadotti, que a educação deve estender-se além dos muros da escola, possibilitando uma sociedade mais feliz universalizando da melhor forma possível, o patrimônio cultural. A dificuldade na teoria da educação brasileira, não é tanto o seu conteúdo ideológico, é a ausência de vinculos com a prática concreta, por isso faz-se necessário a luta pela educação além dos muros da escola.
Acredito na importancia de se trabalhar a realidade juntamente com todos os recursos possíveis que a escola possa oferecer para que tenhamos alunos estimulados dentro da sala de aula.
Nós professores sabemos quais as atividades, brincadeiras e recursos que mais interessam nossos alunos, precisamos apenas usá-las da melhor forma possível.
Observo nas aulas no AI (Ambiente Informatizado) que a participação e o interesse para realizar as atividades propostas é geral, não ouço mais eles ficarem pedindo para jogarem, pois era o que mais faziam nas aulas no AI.

Um comentário:

mauranunes.com disse...

Pois é Iliana, um olhar cuidadoso do professor para seu aluno abre inúmeras possibilidades para que o aluno aprenda, ligando novos conhecimentos ao seu contexto e interesses. Lindo trabalho, Iliana! Bjs, Maura - tutora do SI