19 de maio de 2010

Avaliação

Hoje recebi a visita na sala de aula do professor Nestor. Confesso que não me senti a vontade com a situação, pois estar com alguém sentado no fundo da tua sala de aula te observando com o objetivo de avaliar-te é meio desagradável e nada comum, já que a última vez que ocorreu esta mesma situação já faz muito tempo. E, por tudo que observei nessa manhã que venho refletir um pouco sobre avaliação.
Sei que muito se tem falado sobre esse assunto, e que ele é bastante complicado, mas entendo avaliação sendo basicamente, acompanhamento da evolução do aluno no processo de construção do conhecimento. Mas, para eu poder afirmar algo sobre essa evolução eu necessito estar junto com esse aluno nessa caminhada. Eu posso até não lembrar do nome dele, mas ao vê-lo saberei de quem se trata, quais suas qualidades, avanços e dificuldades, se é um aluno comprometido com os estudos ou não e a forma com que ele age e realiza suas atividades. Outro aspecto que penso ser importantíssimo na hora de avaliar um aluno é nunca esquecer de respeitar as diferenças. Já que a avaliação é um processo contínuo que implica o dia a dia do aluno temos que ter o cuidado para observar o porquê do meu aluno não ter desempenhado uma tarefa como eu acho que deveria ter sido. Penso que para não cometermos injustiças com nossos alunos na hora de avaliarmos é necessário ser muito mais que um simples professor e sim um educador onde precisamos também trabalhar com as questões afetivas. O que tenho visto é que temos consciência da melhor forma de se fazer uma avaliação até porque muito se estudou a respeito desse assunto, mas na hora de colocar em prática temos que entrar no sistema. Então, tudo aquilo que acreditamos vai por água abaixo.

2 comentários:

mauranunes.com disse...

E enfim, foi boa a visita (fora a sensação de ser avaliada)? Iliana, sinta-se acompanhada! Nesses anos de pead, quem vem te acompanhando, observa tua evolução, tuas aprendizagens. E esse momento de estágio, é um momento de experiência para ti e de troca entre todos e contigo! Bjs, Maura - tutora do SI

Iris disse...

Iliana, querida

O propósito das visitas é compreender melhor o contexto em que atuas. O acompanhamento e a avaliação formativa são feitos via teus diários de campo, planejamentos e reflexões semanais e pelas reflexões que fazes acerca das tuas aprendizagens aqui no blog.
Não te parece que seria um contra-senso, a esta altura do curso, seres avaliada a partir de um único encontro? Pensa nisso.
Abra@os, Iris