2 de outubro de 2009

Língua de sinais!

Tenho procurado levar para meus alunos os conhecimentos que venho aprendendo no PEAD.

Desde que tive aula sobre Língua de sinais (LIBRAS), venho me organizando para tentar passar para eles tudo que tenho pesquisado até então sobre o assunto.

Aproveitei o horario que os alunos têm no Ambiente Informatizado para desenvolver a aula sobre língua de sinais.

Nenhum aluno soube me responder, o que significava a palavra LIBRAS, mesmo depois de ter feito uma conversação sobre línguas. O que me responderam sobre Libras(sígno e dinheiro), nada mais.

A maioria deles já tiveram em algum momento contato com pessoa surda, como também encontraram muita dificuldade para se comunicar com elas.

A turma mostrou interesse sobre o assunto, então, resolvemos tentar cada uma fazer o seu nome
através do Alfabeto de Libras.
Em seguida, realizaram outras atividades, como: Dominó, Caça -palavras, contando e somando em Libras.
http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=52

A minha curiosidade em querer ver como meus alunos irão reagir a cada proposta nova, acredito ser a mesma que move eles ao tentar entender ao desconhecido.
Essa atividade nos proporcionou momentos de trocas bem significantes, como também veio para auxiliar os alunos na convivência com as diversidades dentro e fora da escola. Temos muito que aprender, pois não basta apenas conhecer as letras para conversar com surdo,, o aprendizado da Libras exige muita dedicação, como em um outro idioma.

Pretendo levar o filme "Seu nome é Jonas", para os alunos assistirem, acho que irão gostar.

Nenhum comentário: