1 de outubro de 2009

Avaliação!


Em acreditar na importância do professor avaliar-se e repensar sobre sua prática, que procuro estar sempre em dia nesse aspecto, e nada melhor que ouvir o que pensam nossos alunos.

Tenho por hábito pedir para que meus alunos façam a minha avaliação quanto professora. Ontem foi a segunda oportunidade nesse ano que proporcionei a eles esse direito.

Nós educadores precisamos escutar o que o nosso aluno pensa á respeito de nossas atitudes em sala de aula. Já que aprendemos que não somos os detentores do saber.

Gosto de realizar esse tipo de atividade, pois é a partir do que fazemos achando estar certo, é que podemos não estar sendo aprovado por nossos alunos.
Existe a possibilidade do professor mudar, como também a de dar oportunidade para que haja uma reflexão com a turma, sobre o porquê do professor estar agindo de tal maneira.
Surgem muitos questionamentos entre os alunos a nosso respeito, mas que precisarão ser respondidos por eles próprios, como: Por que será que o professor sempre grita comigo?
Então entra a vez do professor perguntar para os alunos:
- Qual o motivo do professor ter que alterar a vóz?
- Será que é esse o seu tom de vóz?
- Ele gosta de gritar com os alunos?
- Em quais momentos ele grita?
Julgo essa ser uma oportunidade da turma juntamente com o professor fazerem uma reflexão sobre todos essas questões levantadas pelos alunos, e através da conversação chegarem a um acordo.
Acredito que agindo dessa forma em que todos tem o direito de falar e ser ouvidos, colocando suas ideias a respeito dos assuntos que surja dentro da sala de aula, como até mesmo sobre as atitudes do professor como foi o caso, estarei tentando mostrar que não sou uma educadora que possuí todas as respostas.
Incentivando os alunos a encontrar suas respostas, estaremos formando alunos questionadores, críticos
e inquietos, e é esse tipo de aluno que encomoda certos profissionais que apenas se preocupam em transferir conhecimentos. O aluno ideal para esses professores seria aquele que recebe os conhecimentos e engaveta-os.

3 comentários:

Simone disse...

A tua proposta é bem interessante Iliana. Essa avaliação é sempre feita oralmente? Já houve alguma mudança da tua parte, depois de alguma avaliação dos alunos? Um abraço, Simone - Tutora sede

Iliana disse...

Simone, a avaliação é feita por escrito, pois penso que muitos não teriam a coragem de falar. Leio todas as criticas e elogios que recebo,e, após fizemos uma reflexão a respeito.
Sim, já mudei!Pois se me proponho a aceitar ser avaliada, é porque acredito na importancia de fazer o melhor para os meus alunos.
Minha turma é formada de 21 meninos e apenas 10 meninas, e foi a mais quietinha e encabulada que me fez mudar. Escreveu que gostaria que eu explicasse mais devagar, pois ela tinha dificuldades em aprender dessa forma, mesmo eu repetindo várias vezes, como sempre faço. E, a partir desse dia comessei a me policiar. Já lhe perguntei, se aprendi a lição. Ela deu uma risadinha, e balançou a cabeça, dizendo que agora, está bom!

Iliana disse...

Desculpa! Queria dizer "comecei"a me policiar.
Um abraço!