15 de junho de 2008

Maquetes!




No sábado (14/06), foi dia letivo na escola em que trabalho (Vilagran). Teve entrega de avaliações e também apresentação de trabalhos feitos pelos alunos. Oportunidade para pais e responsáveis valorizarem e apreciarem as atividades diferenciadas que as crianças também realizam, além de fazerem os registros nos cadernos, o que para alguns pais ainda é muito dificil de entenderem.
Estou sem turma esse ano, então fui entregar os boletins para os pais de uma 3ª série, já que a professora regente estuda nos sábados e não pode comparecer.
Não poderia deixar de registrar esse momento, já que estamos trabalhando sobre esse assunto em Estudos Sociais.
As maquetes são do local, bairro onde os alunos moram e todas foram construidas de sucatas. Cada trabalho tinha um ponto de partida, que era a casa deles. Notei que cada vez que iam explicar para os pais, partiam de suas casas, iam para a casa do vizinho da direita depois para o da esquerda, até citavam o nome dos moradores, nome das ruas... enfim, conseguiam se situarem no local onde moram com muita facilidade.
Observando as atitudes dos alunos e como reagiam perante as perguntas realizadas pelos pais que ali passavam, penso na importância que a história local, como metodologia de ensino para a primeira fase do ensino fundamental e sua articulação/ inserção com as demais fases da vida escolar, pois esta constrói para professores e alunos o reconhecimento ou, conhecimento organizado, sistematizado da vida do aluno e da comunidade na qual a escola está inserida.
Acredito que trabalhar o Eu, Família, Bairro, Município, Estado...seja necessário, pois a criança precisa se conhecer, saber suas origens, e se identificar dentro dos grupos sociais e da comunidade em que pertence, e ter noção da sua importância dentro de cada um e que ela também é capaz de ajudar a construir a sociedade.

Um comentário:

MARION disse...

Oi Amiga!
Adorei a oficina, pena que não possa estar junto contigo, sei que iria aproveitar muito.
Parabéns pela tua dedicação.
Bjs Marion.