7 de setembro de 2010

Eixo I: Retrospectiva

Adorei essa ideia de fazermos uma viagem no tempo, onde tudo começou em agosto de 2006.
Sabia que era um curso a distância, porém o que eu não sabia era mexer em computador.
Lembro-me da primeira aula quando as professoras começaram a falar palavras estranhas para nós como: Blog, Wiki, senhas, e-mail, foi um verdadeiro bombardeio de informações, saí com dor de cabeça e assustada. Os desafios enfrentados foram muitos, mas o que mais me marcou foi quando o meu blog sumiu e nunca mais consegui encontrá-lo, acredito que eu o tenha excluido.


O blog foi a ferramenta mais usada no começo do curso, pois servia para postar as atividades propostas pelas interdisciplinas. Tantas foram as postagens que precisei fazer no blog, que hoje em dia consigo trabalhar no AI(Ambiente Informatizado) da escola junto com meus alunos, no blog que foi criado para a turma fazer os registros das aprendizagens desenvolvidas.

Toda essa segurança que possuo hoje em trabalhar no blog com meus alunos devo aos dedicados profissionais do Seminário Integrador que sempre nos auxiliaram para que pudéssemos alcançar conhecimentos tão significativos.


Muitas leituras foram solicitadas, mas, nem todas eram de fácil entendimento, por se tratar de grandes autores como: Karl Marx, Fredrich Engels, Durkheim, Weber, Kant...apesar da Interdisciplina Escola, Cultura e Sociedade apresentar esse tipo de leitura serviu para nos mostrar que sociedade e indivíduo são ideias que dependem uma da outra. Sendo assim, procuro na minha prática pedagógica ouvir cada vez mais meus alunos, pois ao ter essa postura consigo respeitar a individualidade de cada um.

O meu objetivo principal dentro da escola é desempenhar bem o meu papel, pois a escola está relacionada a sociedade.

Depois de ler o texto de Weber posso afirmar que fiquei mais crítica em relação a nossa situação política e as situações de domínio das escolas, assim como a figura do professor de dono absoluto do saber.

Outra leitura bem interessante e que não encontrei dificuldades para compreendê-la foi da Interdisciplina Escola, Projeto Pedagógico e Currículo, porque na escola em que atuo estamos acostumados a ler e atualizar o PPP todos os anos.

Hoje quando me vejo colocando em prática tudo que aprendi, percebo o quanto valeu a pena ter vencido com persistência todos os desafios que enfrentei no começo do curso.

4 comentários:

mauranunes.com disse...

Oi Iliana!
Iniciaste a tua escrita por aqui traçando um interessante percurso de sensações nesta tua primeira postagem. Creio que seria bem importante no entanto, que aprofundasses um pouco mais tua reflexão, falando sobre em que aspectos estas leituras foram significativas em tua prática. Volto por aqui! Bjs, Maura - tutora do SI.

Iliana disse...

Oi Maura!
Fiz o que me sugeristes.
Bjus,
Iliana.

Beatriz disse...

Oi Iliana, imagino que já tenha lido o post editado e reformulado. O mais importante que aparece é atua mudança para um profissional respeitoso do saber de seus alunos. A idéia de que são páginas em branco que só serão preenchidas pelos que tu ensinares se foi junto!! Agora,tens companheiros de investigação, aos quais, como professora, tens responbilidade para que aprendam mais e melhor acerca do mundo, para viverem de forma qualitativa.
Um abração
Bea

mauranunes.com disse...

Ótimi Iliana! Bjs, Maura - tutora do SI