9 de novembro de 2009

Consciência fonológica

A consciência fonológica, ou o conhecimento acerca da estrutura sonora da linguagem, desenvolve-se nas crianças ouvintes no contato com a linguagem oral de sua comunidade. É na relação com diferentes formas de expressão oral que essa habilidade metalinguística desenvolve-se, desde que a criança se vê imersa no mundo linguístico. Diferentes formas linguísticas a que qualquer criança é exposta dentro de uma cultura vão formando sua consciência fonológica, entre elas destacamos as músicas, rimas, cantigas de roda, poesias, parlendas, jogos orais, e a fala propriamente dita. No entanto, de acordo com Lílian Nascimento, fonoaudióloga e doutoranda em Educação pela Unicamp, é preciso mais que cantar, ouvir e recitar. É preciso chamar a atenção da criança para os segmentos sonoros da língua oral, sejam eles sílabas, rimas ou aliterações.

Sempre gostei de usar a música como um recurso para desenvolver minhas aulas, pois acredito que não têm criança que não goste de ouvir e cantar, tornando assim a atividade prazerosa, porém não tinha conhecimento o quanto ela é importante para o desenvolvimento da consciência fonológica das crianças.

Antes mesmo da solicitação de um planejamento pela a interdisciplina de Linguagem e Educação, eu já estava trabalhando com a música "Aquarela". Essa música foi escolhida pelos alunos, para homenagearmos a escola, no dia do seu aniversário.

Essa música têm me proporcionado desenvolver atividades variadas, por ser uma letra riquíssima, onde se consegue explorar a leitura, a produção oral e escrita.




O mosaico da aquarela foi outra atividade que foi desenvolvida com os alunos, a partir da música.
Usaram para confeccionar esse trabalho, a aquarela, que por sinal tiveram dificuldades para encontrar no comércio, essa tinta. Muitas pessoas assim como os alunos, também não conheciam, nem sabiam do que se tratava e para que servia.
O compasso foi outro recurso que os alunos tiveram que aprender a manuseá-lo, para poder usar, pois nunca tinham trabalhado com ele.

As aprendizagens estão acontecendo de uma forma natural, pois a curiosidade em conhecer todos esses recursos, e tentar descobrir os significados da letra da música fez com que se mostrem interessados e comprometidos em sala de aula.

Um comentário:

Simone disse...

Iliana achei interessante que a música foi escolhida pelos teus alunos e a partir dela trabalhaste diferentes atividades. A música é muito rica mesmo.
Um abraço, Simone - Tutora sede