19 de outubro de 2008

Reflexão sobre aposentadoria

Por tudo que venho lendo , pesquisando e ouvindo através das entrevistas sobre a aposentadoria, percebo que o foco principal para almejar uma aposentadoria seja o "tempo". Buscar fazer o que não conseguimos por falta de tempo. As pessoas em geral se envolvem parte do tempo de suas vidas ao trabalho, e com isso acabam por não pensar na importância de se dar tempo para si própria, como ir num cinema, passear com amigos e parentes, tomar um chimarrão e jogar conversa fora. Penso que precisamos encontrar tempo no nosso dia a dia para relaxar fazendo atividades que nos dê prazer, sem estresse. Acredito que não precisamos esperar para a aposentadoria para começar a buscar esses momentos que são tão importântes e necessários para a nossa saúde e bem estar. Temos que investir numa boa qualidade de vida e aproveitar todas a etapas dela, pois se deixarmos só para quando chegar a aposentadoria talvés não se consiga o que esperamos, devido a lei da natureza. Tenho lembrança do meu pai que trabalhou e batalhou a vida inteira, e sonhava em aposentar-se, mas quando faltava apenas dois anos para a tão esperada aposentadoria, ele ficou doente e em um ano faleceu de câncer no esôfago. Por esses e outros motivos, penso que devemos viver todos os dias da melhor forma possível, e não deixar para fazer apenas na aposentadoria.

3 comentários:

Daiane Grassi disse...

Olá Iliana, tudo bem querida?! Gostei muito de tua reflexão. Realmente muitas vezes acabamos deixando para fazer as atividades depois que terminarmos os estudos, depois que tivermos filhos, depois, depois, depois. E acabamos não "aproveitando"! É preciso que haja equilíbrio, não é mesmo?! Pois bem, esta reflexão "apareceu" a partir do trabalho com o PA? Então, o que nos dizes sobre esta estratégia? Já imagina este trabalho com os teus alunos? Vamos pensar sobre isso? Te aguardo! Até a próxima! Daiane.

Luciene Sobotyk disse...

Oi abelhuda aposentada!
Almejo minha aposentadoria,sabias??????? Pois é...Hoje especialmente estou cansada,acho que é por isso.Beijos e boa semana!Lú

Beatriz disse...

OI Iliana , já pensando na aposentadoria? Eu como aposentada te deu razão na importância de fazermos o que não conseguimos ao longo do tempo em que trabalhávamos muito. Muita coisa já consegui para mim mesma mas há outras que continuam à espera de uma decisão minha: cerâmica é o meu sonho mas só fico no sonho!! Iliana, lembro que precisas de muitas postagens com reflexões acerca das outras interdisciplinas porque senão teu portfólio ficará bem pobrinho. Faz agora que já estarás preparando o caminho da avaliação semestral.
Um abração
Bea