1 de maio de 2008

Dificuldades na Aprendizagem



Ontem dia 30/04, participei do encontro de Orientadores Educacionais e Professores de Laboratório de Aprendizagem com o Professor. Dr. Gilson de Almeida Pereira: com abordagem as Dificuldades na Aprendizagem.


" é uma situação momentânea na vida do aluno, que não consegue caminhar em seus processos escolares, dentro do currículo esperado pela escola, acarretando comprometimento em termos de aproveitamento e/ou avaliação"
(Hashimoto, 1997)


Descobri nesse encontro que o meu papel no laboratório de aprendizagem da minha escola é de apenas oferecer aos alunos um reforço, uma ajuda naquele conteúdo em que a professora regente não conseguiu ensinar a ele. A função do laboratório não é se preocupar com conteúdos, e sim trabalhar o antes, e tentar entender a criança. Ex: Antes de escrever precisamos fazer brincadeiras em que envolvam o corpo(saber engatinhar, andar de caranguejo..). Quanto mais prazerosa for a atividade maior é a chance desse aluno aprender, pois sendo assim, ficará na memória de longo prazo. Muito foi comentado sobre a importancia do brincar, do seriar e classificar.

Sei que não tenho condições nem preparo para atender esses alunos como deveria, pois nem um ambiente adequado para recebê-los tem na escola, atendo-os no refeitório.

O professor Gilson disse que necessitamos sempre ter esta pergunta em mente. O que é que eu posso dar conta no laboratório? O que eu posso responder nesse momento é que tenho muita força de vontade, estou sempre em busca de aprender novas estratégias para tentar melhorar o meu desempenho com as crianças que atendo no Laboratório de Aprendizagem.



Nenhum comentário: