5 de dezembro de 2007


Planejamento:


Atividades realizadas com alunos de 1º ano (idade entre 6 e 7 anos).

Com o objetivo de fazer com que todos os alunos ficassem à vontade coloquei para tocar o CD do Beto Herrmann, na música “O chuveiro”. Quando percebi que a música já tinha envolvido a todos, então pedi para que me ajudassem a afastar mesas e cadeiras para deixar um espaço maior, pois a sala é muito pequena.
Propus a eles a brincadeira da “Estátua”. Cada vez que a música parasse teria que permanecer na mesma posição sem se mexer. Com isto eles estariam desenvolvendo habilidades de atenção e freio inibitório. A letra da música é bem fácil de aprender e os gestos são bem simples.
O chuveiro
Ligo o chuveiro, vou pra baixo d’água
Pego o sabonete e lavo a minha cara,
A barriga, o xixi, as perninhas e o pé,
Os cabelos e as costas, o sovaco e o bumbum.


No dia seguinte fomos para o pátio para realizar a peça de teatro.

Foi escolhida por eles a história do “Chapeuzinho Vermelho”.
O mais importante que ocorreu entre eles foi à improvisação, pois nesse dia faltaram muitos alunos e para minha surpresa, de forma simples e organizada conseguiram resolver e dar soluções para a falta de personagens. Criaram um novo animal para a história, (o coelho), aumentaram o número de cachorros para sete, e ao invés de um caçador eram dois.
Com isso podemos ver que todos são capazes de improvisar e atuar no palco, como também se quiserem são capazes de jogar e aprender no palco.

Essa atividade tem o objetivo de promover a interação da turma desenvolvendo o respeito entre as diferentes opiniões, organizar e encenar a peça, demonstrar criatividade.
Fui surpreendida pela organização em que todos realizaram seus papéis, houve integração geral, pela forma natural em que aceitaram a Chapeuzinho vermelho sem ninguém comentar ou fazer comparações com a da história.
“improvisação teatral” significa organizar, compor uma cena ou material cênico, sem preparo ou combinação prévia, no instante da ação. “Técnica do ator que interpreta algo imprevisto, não preparado antecipadamente e inventado no calor da ação” (PAVIS, 1999, p.205). Ou ainda “jogar um jogo”; predispor-se a solucionar um problema sem preconceito quanto á maneira de solucioná-lo; permitir que tudo no ambiente trabalhe para você na solução do problema; não é a cena, é o caminho para a cena “(SPOLIN, 1998, p. 341).
Relaciono este trecho do texto: “Formas de Abordagem dramática na educação”, com minha prática. Houve realmente a improvisação por parte dos alunos para que pudesse acontecer a peça, já que faltaram muitos alunos nesse dia.
“O método dramático foi e ainda é muito utilizado no contexto escolar para o ensino das mais variadas disciplinas”. (Fuchs, Ana Carolina Muller, p.2).
Nas escolas é comum o uso da dramatização a partir de uma história, um conto, imagem ou até mesmo de uma música. A improvisação serve como elemento para a construção temática no uso da dramatização. “As dramatizações mais importantes e esperadas por alunos e pais durante o ano na minha escola são: Dia das Mães” “Casamento na Roça” “Dia dos Pais” “Dia das Crianças” o dia das “Bruxas” e “Natal Luz”.

Aprendi, depois das leituras que fiz para realizar esse trabalho, que o importante é trabalhar com o aluno sempre que possível sem esperar por datas comemorativas. Agindo assim o aluno se sentirá mais seguro e acostumado com esse tipo de atividade que terá menos vergonha e também estará bem mais entrosado com seus colegas, o que facilitará quando precisarem apresentar para um grande grupo.

No momento em que as atividades são lúdicas e proporcione a estimulação do imaginário e a livre expressão da compreensão do aluno sobre algo, podemos afirmar que a “Aula de Teatro é Teatro”.
O aluno deve se sentir livre para incorporar seu personagem, de expressar-se de maneira imaginária, lúdica reunindo ao personagem características próprias as quais ele pode criar, inventar, a partir de sua visão.
A platéia é um elemento necessário, contribuindo para o bom desenvolvimento da apresentação.
No texto “A Experiência Criativa” apresenta a idéia de que todas as pessoas possuem a capacidade de se expressar com o corpo. Movimentos expressões faciais, gestos, tudo é forma de expressão. Havendo um ambiente que propicie a expressão, todo ser humano tem capacidade de colocar em ações seus sentimentos, sensações, angústias... Sendo assim, qualquer pessoa, pode atuar.
Depois de ter passado por esta boa experiência com a turma, voltarei a realizar outras dramatizações. Agora já sei que não precisará ser somente de histórias, ma eles poderão expressar outros momentos do seu dia-a-dia, sentimento, enfim, é só lançar para eles a proposta que eles se encarregam de sugerir vários temas. As crianças são sem dúvidas muito criativas.

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