3 de dezembro de 2007

Música de KARIKU

RELATO DA ATIVIDADE DE MÚSICA

Aproveitando o interesse, descontração e o prazer que os alunos mostraram ao assistirem o filme “KARIKU e a Feiticeira, usei o momento para realizar a atividade proposta.
Foi escolhido esse filme, pois a escola em geral está envolvida com atividades referentes à discriminação racial, assunto que faz parte do currículo escolar.
O filme baseado numa lenda da África Ocidental, fez com que a turma realmente se envolvesse fazendo a todo o momento perguntas, dando risadas, cantando, batendo palmas, enfim, torcendo o tempo inteiro pelas conquistas de Kariku.
A cada proeza feita por Kariku tinha uma canção, onde as crianças empolgadas cantavam e batiam na mesa acompanhando o ritmo da música.
Quando terminou o filme, voltamos para a sala de aula. Então veio o momento da conversação sobre Kariku e decidimos fazer o personagem com jornal.
Conforme iam confeccionando o menino, sempre aparecia alguém para começar a cantar a canção de Kariku, e quando um começa o resto da turma vai atrás.
Depois que todos estavam com seu trabalho pronto, sugeri que fizéssemos as mesmas batidas na mesa como já haviam feito lá na sala de vídeo, mas agora sem música. Acharam boa a idéia, porém foi bem difícil no começo até conseguirem a concentração total. Depois de vários ensaios ficou muito bom e eles não queriam mais parar. Aproveitando a empolgação da turma convidei-os Para irmos para o pátio e fazermos com os pés o que fizeram com as mãos.
Pedi que no primeiro momento prestassem atenção e olhassem como eu iria fazer as batidas no compasso da melodia. Foram várias tentativas. Precisei dividir a turma de 22 alunos. Enquanto o primeiro grupo se apresentava o outro batia palmas no ritmo da canção. Assim foi se ensaiando até todo o grupo sentir segurança e todos poderem fazer juntos. Mas o que gostaram mesmo foi de cantar e fazer os passos ao mesmo tempo, talvez à música lhes desse mais ritmo e segurança.

Canção – Episódio da fonte
Parte 1: Kiriku morto

Kiriku não é grande, mas é valente, mas é valente (a mãe)
Kiriku é pequeno, mas é meu amigo (uma criança)
Kiriku é pequeno, mas é o meu amigo (todas as crianças)
Kiriku o valente, é melhor que nós (a gorda mulher)

Foi uma atividade que no começo me deixou um tanto preocupada, pois não sabia qual seria a reação dos alunos, quando eu fosse propor a atividade, pois achava que teriam dificuldades de compreender e até mesmo não iriam gostar devido à idade (6anos). Acredito que tudo ocorreu dentro das normalidades, pois gostaram tanto que já perguntaram quando é que voltaremos a fazer outra atividade desse tipo. Acho que sempre que nós educadores nos propor a realizarmos qualquer tipo de atividade com nossos alunos devemos mostrar carinho, dedicação, confiança e acreditarmos de que são capazes e criativos, mas que para isso necessitam sentir prazer no que estão fazendo, sendo assim o resultado só pode dar certo, não importando a faixa etária da turma.

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