3 de novembro de 2006

ESC5 - weber


UFRGS - Pedagogia Anos Iniciais
Escola, Cultura e Sociedade
Nome do aluno: Iliana Regina de Souza Petrecheli
Número da atividade: 06
Pólo: Alvorada
Professora: Vera Corazza
Leitura Max Weber


Weber fala nos três tipos de dominação existentes na sociedade.
A Dominação Legal, onde são criadas leis para legitimar a dominação e são escolhidos líderes para comandar e nomeados funcionários para serem comandados.
Esse tipo de dominação é observado em nossos dias atuais nas empresas capitalistas e é a forma observada nos governos municipais e estaduais, pois escolhemos os governantes, esses serão os que decidem de acordo com seus interesses e nós apenas assistimos sem contestar, pois é a lei está escrito.
A Dominação Tradicional é aquela legitimada apenas na crença "dos poderes senhoriais a muito existentes" quem manda é o "senhor" e quem obedece é seus "súditos".
Esse tipo de dominação é observada nas famílias, quem manda é o pai ou a mãe e os filhos obedecem, afinal seu pais tem mais experiências de vida e isto legitima seu poder.
A Dominação Carismática diz respeito "a devoção afetiva a pessoas do senhor."
Esse tipo de dominação é observado nas religiões, nas relações entre fãs e idolos.
Após ler o texto de Weber vemos o quanto não nos damos conta que somos dominados de diversas formas, sem nem mesmo perceber que estas relações de dominação fazem parte da vida humana e passam pela história e continuam iguais em sua existência. Nós como educadores também usamos a Dominação Carismática para com os nossos alunos.

Um comentário:

Malucosta disse...

Oi Iliana! As diversas dominações que passamos e que tu mencionastes, nos sufocam . Mas e se algumas delas não existissem? Como seria o nosso planeta?Voltaria a ser uma terra de ninguém, de bárbaros. Precisamos ser orientados por leis. Com as leis que temos já vivemos um caos, imagine sem elas. Claro que o justo é não ser dominado por pessoas que acham ter poder para isso, mas precisamos de leis e regras para vivermos em harmonia com o nosso próximo. Beijos, bom domingo.