3 de novembro de 2006

ECS 6 - Weber II


UFRGS - Pedagogia Anos Iniciais
Escola, Cultura e Sociedade
Nome do aluno: Iliana Regina de Souza Petrecheli
Número da Atividade: 06
Pólo: Alvorada
Professora: Vera Corazza
Ser/Estar x Papéis

Hoje em dia os pais de nossos alunos passam a responsabilidade que é deles para nós educadores como: educar seus filhos, dar limites, muitas vezes mandam doentes e o professor é que tem de resolver o problema, quando não chegam dizendo que não sabem mais o que fazer com os filhos. Muitos pais não exercem o dominio patriarcal. O que acontece com aquele educador que não consegue administrar tantas responsabilidades? Chega uma hora que ele acaba perdendo a paciência. Conheço um caso que o professor foi afastado do cargo depois de passar por uma situação constrangedora, o aluno e os pais ficaram com a razão e a professora ficou taxada como desiquilibrada mental. Devemos ter o cuidado de assumir somente aquilo em que estamos preparados.
Aconteceu comigo uma tentativa de exemplo de dominação tradicional. Pedi remanejo para uma escola mais perto da minha casa. Fui privilegiada com uma 2º série de uma professora que entrou de licença. Cada vez que tínhamos reunião pedagógica uma colega cobrava da diretora o porquê dela ter me dado aquela 2° série se ela era a mais velha da escola. Essa situação foi até o final do ano. No ano seguinte foi dado uma 2° série para essa professora e pré escola para mim.

Nenhum comentário: