16 de setembro de 2009

Os Três Porquinhos



Através dos vídeos que tenho assistido, das pesquisas e leituras que tenho feito, percebi que também as crianças surdas desenvolvem aprendizagem através da leitura e da experiência visual, porém sozinhos não tem poder de se formar como leitores e de serem também leitores visuais - necessitam do livro, do textos e de imagens para que possam desenvolver sua capacidade visual e de leitura. As crianças precisam encontrar significado que ultrapasse o sentido da leitura escolar e, preferencialmente, devem trazer de casa uma relação afetiva com os livros, construida com a família através da LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais0, e ter continuidade na escola.

2 comentários:

Barbara disse...

Adorrrrrrrrrrrrrreeiiiiiiiiiii!
Vou usar em minhas aulas na hora do conto!
Abraços
Barbara

Simone disse...

Iliana observo que a interdisciplina de Libras tem te despertado interesse. Já tiveste algum aluno com deficiência auditiva? A LIBRAS difere das línguas orais por utilizar outro canal comunicativo, ou seja, a visão em vez da audição. Já observaste como eles utilizam muito as expressões faciais também para se comunicar?
Desejo que tenhas uma ótima semana!
Um abraço, Simone - Tutora sede