5 de julho de 2007

O absurdo preconceito!



O absurdo preconceito

Isso aconteceu num vôo da British Airways entre Johannesburgo e Londres. Uma senhora branca, de uns cinqüenta anos, senta-se ao lado de um negro. Visivelmente perturbada, ela chama a aeromoca:

Qual e o problema, senhora? Pergunta a aeromoça:
Mas você não esta vendo? Responde a senhora -
Você me colocou do lado de um negro.

Eu não consigo ficar do lado destes nojentos. Me de outro assento. Quase todos os lugares deste vôo estão tomados. Vou ver se ha algum lugar disponível. A aeromoça se afasta e volta alguns minutos depois.

Minha senhora, como eu suspeitava, não ha nenhum lugar vago na classe econômica. Eu conversei com o comandante e ele me confirmou que não ha. mais lugares na executiva. Entretanto ainda temos um assento na primeira classe.

Antes que a senhora pudesse fazer qualquer comentário, a aeromoça continuou: E totalmente inusitado a companhia conceder um assento de primeira classe alguém da classe econômica, mas, dadas as circunstancias, o comandante considerou que seria escandaloso alguém ser obrigado
a sentar-se ao lado de uma pessoa tão execrável.

E dirigindo-se ao negro, a aeromoça complementa:
Portanto, senhor, se for de sua vontade, pegue seus pertences que o assento da primeira classe esta a sua espera.

E todos os passageiros ao redor que, chocados, acompanhavam a cena, levantaram-se e bateram palmas.

4 comentários:

Colégio Érico Veríssimo disse...

Oi Iliana!
Como está?
Sentimos falta das tuas presenças no pólo.
Arrasta a Marion e compareçam!!! heheheh
Um grande abraço,
Vanessa

Anice - Tutora PEAD disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Beatriz disse...

Iliana, o preconceito nem sempre é tão escancarado e nem sei se não é íor. Mas, sempre há coisas com as quais podemos dar vários tapas nele. Por exmplo, os trabalhos dos alunos que apresentas são um belo tapa para aqueles que pensam que os alunos da rede pública são menos criativos e têm muito mais dificuldades.
Um abraço
Bea

Anice - Tutora PEAD disse...

Oi, Iliana! Mto boa tua postagem. Já conhecia essa história. O preconceito é algo abominável! Pq resolveste postar este tema aqui no blog? Sabemos que ele é significativo para ti, mas é sempre bom deixar os leitores a par disso colocando os motivos que te levaram a colocar, se viste alguma situação de preconceito semelhante.. entende?
Não esqueças da nova atividade do S.I. II (entrevistas com os alunos). Qq dúvida, estou por aqui. Um abraço, Anice.