30 de maio de 2009

Planetário

Quinta-feira, 28/05 fizemos uma visitação ao Planetário da UFRGS. Os alunos tiveram a oportunidade de assistir a apresentação sobre "O Planeta Azul". Foi traçado uma panorâmica da Terra, desde o nascimento do planeta até o surgimento e evolução da vida. O Sol, como fonte de luz e calor; os planetas do Sistema Solar; os asteróides; os cometas; a atmosfera e a água do planeta Terra; o nascimento do Sistema Solar; a evolução da Terra; a época dos dinossauros; as diversidades de seres vivos do planeta azul.
Foi um momento único, onde se podia ver estampado no rostinho de cada aluno a felicidade e admiração, em estar ali viajando pelo Sistema Solar.

24 de maio de 2009

"Holocausto"

"Holocausto" é uma palavra de origem grega que significa "sacrifício pelo fogo". O significado moderno do Holocausto é o da perseguição e extermínio.

No período da segunda Guerra Mundial, na Alemanha Nazista, foi onde ocorreu o Holocausto. Esse episódio, de Auschwitz foi um dos acontecimentos mais marcantes na história da humanidade, pois se constituiram de repressão, medo, crueldade, torturas, mortes e todo o tipo de humilhação dentro dos campos de concentração.

15 de maio de 2009

Método Clínico Piagetiano

Pólo de Alvorada - 13/05/09
Aula Presencial da Interdisciplina de Desenvolvimento e Aprendizagem Sob o Enfoque da Psicologia II. Professora Luciane Corte Real realizou algumas provas piagetianas com o filho de uma das colegas que estava presente na aula.

13 de maio de 2009

CNBB denuncia situação dos negros no Brasil.
121 anos depois da abolição 13 de maio de 2009

No dia do 121º do aniversário da assinatura da Lei Áurea, que aboliu a escravidão em território brasileiro, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) denunciou hoje as "precárias condições de vida da população negra" do país.
"A abolição não foi acompanhada por medidas de inserção dos afro-brasileiros na sociedade como portadores de direitos" e não representou "melhores condições de vida para os descendentes desse povo", diz uma nota divulgada hoje pela entidade.

Os bispos lembraram que "a riqueza do Brasil colonial e do Império foi construída, principalmente, pelas mãos de negros e negras que foram escravizados" e sustenta que "a memória desse fato motiva a sociedade a estar consciente da dívida que tem com os descendentes dos povos africanos".

A nota acrescenta que "é preciso aprofundar políticas afirmativas de inclusão social da população afro-brasileira, e especialmente das crianças e jovens", para os quais se deve promover "uma educação de qualidade, acesso ao ensino superior e um atendimento qualificado em questões de saúde".

11 de maio de 2009

Chá das Rosas.

Sábado, dia 09/05 aconteceu o tradicional chá das Rosas, na escola João Carlos de Vilagran Cabrita em homenagem as mães. Esse é um dos eventos mais esperado, que consegue reunir pais, alunos, professores, funcionários e a comunidade. Todos integrados num só objetivo, prestar homenagem aquela que está sempre presente em qualquer momento de nossas vidas.

1 de maio de 2009

Estava eu pesquisando sobre o dia do trabalhador, quando encontrei essa poesia.Decide colocá-la no blog, pois achei bem interessante. Ela trata da realidade que acontece no nosso dia a dia. Em que todo o dia é dia de trabalho e precisamos dar conta de tudo direitinho.

DIA DO TRABALHO OU DO TRABALHADOR?

Se tivesse sido o Dia do Trabalhador
Maria, simplesmente, teria cruzado as pernas,
Não teria feito niente e...
Ainda teria saído para um passeio.

Mas, como foi o Dia do Trabalho...
Ralou, ralou, ralou muito!
Balde com água, vassoura, rodo, sabão,
Lá foi Maria esfregar o chão.

E Maria ralou! Ao tocar o telefone,
Ela não disse hello... Disse: ralôoou!
No chão, no tanque, na cozinha...
Coitada da Maria, que dia! Quanto trabalho!

À noitinha, pobre Maria!
Dores nas pernas, costas e braços...
A coma arrepiada, unhas quebradas,
Olhou-se no espelho... Conteve uma lágrima!

Ah... Ele chegou com fome...
De comida e de amor!
Maria foi pro fogão...
Garfo, colher e faca na mão.

Preparou arroz, farofa e feijão.
Fritou lingüiça de porco...
Pôs a mesa... Ali, mesmo...
Na cozinha.

Acendeu uma vela...
Jantar romântico?
Não... Foi o apagão!
Não pode assistir à televisão!

Ainda no escuro, depois do jantar,
A cozinha, Maria foi arrumar,
Como se não bastasse todo o dia
Que ela passou a ralar.

Uma fungada no cangote,
Uma alisada no traseiro
E... Só love!
Maria estava pronta pra amar!

Ralou Maria...
Na pia, no chão,
Na parede, na cama,
No telefone...

Ralôoooooou!

Blog: ©Maria Goreti Rocha
Vila Velha/ES - 02/05/07