Humberto Maturana
Humberto Romesín Maturana é Ph.D. em Biologia (Harvard, 1958). Nasceu no Chile, estudou Medicina (Universidade do Chile) e depois Biologia na Inglaterra e Estados Unidos. Como biólogo, seu interesse se orienta para a compreensão do ser vivo e do funcionamento do sistema nervoso, e também para a extensão dessa compreensão ao âmbito social humano. É professor do Departamento de Biologia da Faculdade de Ciências da Universidade do Chile. Prega a Biologia do Amar e do Conhecer para a formação humana. Sustenta que a linguagem se fundamenta nas emoções e é a base para a convivência humana. Fundou, em Santiago, o Instituto de Formação Matríztica, um espaço relacional que favorece a ampliação da compreensão de todos os domínios de existência humana, desenvolvendo estudos sobre a Biologia do Amar e do Conhecer, por meio de cursos, palestras e oficinas de conversações operacionais e reflexivas sobre a Matriz Biológica da Existência Humana.
Adorei ler sobre Maturana, pois tem uma linguagem simples, e seus pensamentos tem muito a
ver com a nossa realidade como educadores. Ele trata da importância das emoções na evolução de todos os seres vivos.
A biologia do amor é o fundamento biológico do mover-se de um ser vivo, no prazer de estar onde está, na confiança de que é acolhido, seja pelas circunstâncias, seja por outros seres vivos.
No caso dos seres humanos, isto é central na relação do bebê com sua mãe, com seu pai, com seu entorno famíliar, que o vai permitir crescer como uma criança que vai ser um adulto que se respeita por si mesmo.
Sempre encontramos em nossa sala de aula exemplos de crianças, com histórias de negação de amor, como também de violação de sua identidade, e falta de respeito. São crianças taxadas como indisciplinados.
Nós educadores necessitamos reforçar a idéia de que nossas crianças ao serem tratadas com carinho, amor, respeito e saber escutá-los quando nos procuram estaremos ensinando a terem respeito e confiança por si mesmo.
2 comentários:
Oi Iliana!
Sabe, acho que vou vender meu apartamento e comprar uma casa "perto da tua ",assim diz pro Jorge podemos trabalhar mais em grupo!
Bjs Marion.
Oi Iliana eu tb gosto muito do Maturana. Como sou bióloga e preocupada com educação me identifico muito nele. O trabalho com PA que necessita demais da interação humana para produção cooperativa tem muito a ver com ele.Interessante os biólogos!! Percebestes que Piaget tb era?
Um abração
Bea
Postar um comentário