Ontem(28/05) foi a primeira Oficina de Estudos no Pólo.
A noite chuvosa estava própria para ficar em casa,os convites foram incessantes para que eu não fosse, pois o meu deslocamento até o Pólo requer que eu mexa com toda a familia.
Não poderia deixar de participar desse encontro, e dos demais, já que achei bem interessante ter sido criado esse espaço, para juntos trocarmos experiências.
Chegamos a lembrar que já trabalhamos com planilha,e que não foi nada fácil, pois tivemos que aprender a lidar com o recurso no mesmo tempo em que estávamos realizando a atividade solicitada. O que dá à diferença do que estamos fazendo hoje, conhecendo passo a passo os recursos que uma Planilha Excel nos oferece.
29 de maio de 2008
26 de maio de 2008
"O Dia Depois de Amanhã"
No filme do diretor Roland Emmerich os desastres se sucedem em semanas, numa sequência irreversível de tragédias ambientais. Exageros à parte, já presenciamos hoje pequenas catástrofes que começam a interferir no clima e nas condições de vida da população.
É preciso que nos concientizamos da necessidade de controle e prevenção que devem ser tomadas hoje para garantirmos recursos naturais às próximas gerações.
É preciso que nos concientizamos da necessidade de controle e prevenção que devem ser tomadas hoje para garantirmos recursos naturais às próximas gerações.
23 de maio de 2008
Exploração da Luz e da Sombra
Quarta-feira(21/05) fui fazer a atividade2 do Módulo 2 de Ciências(sombras) juntamente com a colega Marion, já que esse ano não estou em sala de aula. A turma é de 4ª série, e nesse dia estavam presentes 40 alunos. Foi uma atividade muito interessante pois fugia totalmente da rotina do dia a dia deles. O trabalho deveria ser feito no pátio da escola, mas como o dia estava nublado não foi possível. A segunda opção também não deu certo, que seria usar lanternas. Então tivemos a brilhante idéia de usarmos o retroprojetor. Organizamos tudo, separamos a turma em 10 grupos de 4 alunos, distribuimos as figuras geométricas, apagamos as luzes e deixamos que cada grupo usasse a sua imaginação. Foram criadas várias sombras com as figuras geométricas, como vaso, flores, árvores, homem com chapéu, o sol da Alvorada... A participação e o entusiasmo dos alunos foi geral. Cada sombra que alguém fazia surgiam diferentes observações.
Estou fazendo o Relógio Luz, e assim que estiver pronto levarei para eles verem que existem outros meios que também produzem sombras, não só o sol, lanterna e o retroprojetor.
Quem sabe eles nos tragam idéias diferentes das que já conhecemos?
22 de maio de 2008
Corpus Christi
20 de maio de 2008
A SOMBRA SOU EU
A minha sombra sou eu, ela não me segue,
eu estou na minha sombra e não vou em mim.
Sombra de mim que recebo a luz,
sombra atrelada ao que eu nasci,
distância imutável de minha sombra a mim,
toco-me e não me atinjo,
só sei do que seria se de minha sombra chegasse a mim.
Passa-me tudo a seguir-me
E finjo que sou eu que sigo,
finjo que sou eu que vou e não que me persigo.
Faço por confundir minha sombra comigo:
estou sempre às portas da via sempre lá,
sempre às portas de mim!
( José de Almada Negreiros )
Relógio de Luz
Foi através das minhas pesquisas que encontrei esse tutorial que tem tudo haver com o assunto que estamos estudando em ciências.
19 de maio de 2008
Perguntas ?
No dia 14/05/08 tivemos aula presencial do Seminário Integrador IV com as professoras Iris Elisabeth Tempel Costa e Beatriz Corso Magdalena, juntamente com as tutoras Daiane Grassi, Vanessa Sozo Costa, Adriana Quarti Irigaray, Rosaura Karst Nunes Silva, Andrea Bonetti Gallego, Grace Milcharek. Depois de termos realizado a atividade 3 - Lançamentos de Perguntas com nossos alunos, tivemos que escolher uma e justificar a escolha. Essa pergunta levamos para a aula presencial. A turma foi dividida em 10 grupos de 5 pessoas. Cada grupo teve que analisar as 5 perguntar e escolher apenas uma que fosse mais interessante e justificar o porquê dessa escolha. Feito isso, alguém do grupo teria que ser o relator. Do nosso foi escolhido a Marion.
Achei esse trabalho bem interessante, pois percebi que os alunos estão acostumados a receberem as perguntas já prontas pelo professor, daí a dificuldade que demostraram no início da atividade, para formular perguntas.
Achei esse trabalho bem interessante, pois percebi que os alunos estão acostumados a receberem as perguntas já prontas pelo professor, daí a dificuldade que demostraram no início da atividade, para formular perguntas.
11 de maio de 2008
Profissão Mãe!
Uma mulher foi renovar a sua carteira de motorista.
Pediram-lhe para informar qual era a sua profissão.
Ela hesitou, sem saber bem como se classificar.
"O que eu pergunto é se tem um trabalho", insistiu o funcionário.
"Claro que tenho um trabalho", exclamou.
"Sou mãe".
"Nós não consideramos "mãe" um trabalho.
Vou colocar"Dona de casa", disse o funcionário friamente.
Não voltei a lembrar-me desta história
até o dia em que me encontrei em situação idêntica.
A pessoa que me atendeu era obviamente uma funcionária de carreira,
segura, eficiente, dona da situação,
perguntou:Qual é a sua ocupação?
Não sei o que me fez dizer isto,
as palavras simplesmente saltaram-me da
boca para fora
"Sou Doutora em Desenvolvimento Infantil e em Relações Humanas."
A funcionária fez uma pausa, a caneta de tinta permanente a apontar para o
ar e olhou-me como quem diz que não ouviu bem.
Eu repeti pausadamente, enfatizando as palavras mais significativas.
Então reparei, maravilhada, como ela ia escrevendo, com tinta preta, no
questionário oficial.
Posso perguntar, disse-me ela com novo interesse,
o que faz exatamente?
Calmamente, sem qualquer traço de agitação na voz,
ouvi-me responder:
"Desenvolvo um programa a longo prazo (qualquer mãe faz isso), em
laboratório e no campo experimental (normalmente eu teria dito dentro e
fora de casa). Sou responsável por uma equipe (minha família), e já recebi
quatro projetos ( todas meninas).
Trabalho em regime de dedicação exclusiva (alguma mulher discorda???),
o grau de exigência é em nível de 14 horas por dia (para não dizer 24 horas).
Houve um crescente tom de respeito na voz da funcionária que acabou de
preencher o formulário, se levantou e, pessoalmente me abriu a porta.
Quando cheguei em casa, com o título da minha carteira erguido, fui
recebida pela minha equipe: uma com 13 anos, outra com 7 e outra com 3
anos.
Do andar de cima, pude ouvir o meu novo experimento (um bebê de seis
meses), testando uma nova tonalidade de voz.
Senti-me triunfante!
Maternidade... que carreira gloriosa!
Assim, as avós deviam ser chamadas
"Doutora-Sênior em Desenvolvimento Infantil e em Relações Humanas".
As bisavós:
"Doutora- Executiva- Sênior".
E as tias:
"Doutora - Assistente".
Uma homenagem carinhosa a todas as mulheres, mães, esposas, amigas,
companheiras.
Doutoras na Arte de fazer a vida melhor !!!
Fonte Mensagens e Poemas
http://www.mensagensepoemas.com.br/dia-das-maes/profissao-mae.html
9 de maio de 2008
Geoplano
A nossa segunda atividade da aula de matemática foi com a Tutora Paula, onde ela nos apresentou o geoplano. Eu já o conhecia, porém usava-o para tecer guardanapos.
O geoplano é um recurso para ser utilizado no trabalho com figuras e formas geométricas planas, facilita o desenvolvimento das habilidades de exploração espacial. No geoplano podem ser trabalhados o conceito de medida, de vértice, de aresta, de lado de simetria, área, perímetro, e multiplicação nas séries iniciais.
Geoplano é um pedaço de madeira, de forma quadrada, com vários pregos cravados, a meia altura, formando um quadriculado. A distância de um prego para outro, tanto na horizontal quanto na vertical, é a mesma. Para definir os polígnos é necessário uma borrachinha(atilho), ou elástico redondo, passado por entre os pregos.
O geoplano foi criado pelo matemático ingles Calleb Gattegno.
Aula Presencial de Matemática
Tivemos aula presencial de Matemática no dia 07/05/08 com a Profesora Daniela Offmann, Tutoras Rosaura, Grace, Vanessa, Simone e Paula.
Fizemos um trabalho com fitas para realizar medidas, onde tivemos que colocar um nome para essa fita. Eu e a colega Neusa demos o nome de "coisinha" para a nossa. A atividade seria medir algumas coisas e anotar essas medidas. Depois voltamos ao laboratório para fazermos a discussão e a comparação entre os lugares e medidas que foram feitas.
6 de maio de 2008
Em busca do tutorial
Hoje foi o meu primeiro dia de pesquisa, para aprender como fazer um tutorial.
Visitei muitos sites, e encontrei grandes dificuldades, devido a variedade que existe.
Entendi que necessitava baixar um programa, e daí, qual seria? Não sabia nem isso para me ajudar. Pesquisei por mais de cinco horas, no final acabei por baixar dois programas(www.gadwin.com e winkalpha). Aprendi também através dessas leitura, algo que vinha a tempo me angustiando, sobre as tags, pois não sabia que elas precisam serem fechadas. Essa era a causa de não conseguir muitas vezes realizar uma copia com sucesso.
Apresento grande dificuldades para ler as páginas, pois geralmente são escritas em ingles, de repente terei que fazer umas aulas, para facilitar um pouco mais a esse respeito.
Aprendi que apertando a tecla Print screen, automaticamente a página que eu preciso será colada lá no programa que baixei(Gadwin).
Fiz um pequeno esquema de como colocar um vídeo no blog, só que não consegui publicar no blog. Vou deixar ele salvo no computador, pois já não estou em condições de continuar.
Essas foram as aprendizagens do dia de hoje. Continuarei as minhas buscas, pois tenho muito ainda que aprender sobre como fazer um tutorial.
Voltarei em breve!
Visitei muitos sites, e encontrei grandes dificuldades, devido a variedade que existe.
Entendi que necessitava baixar um programa, e daí, qual seria? Não sabia nem isso para me ajudar. Pesquisei por mais de cinco horas, no final acabei por baixar dois programas(www.gadwin.com e winkalpha). Aprendi também através dessas leitura, algo que vinha a tempo me angustiando, sobre as tags, pois não sabia que elas precisam serem fechadas. Essa era a causa de não conseguir muitas vezes realizar uma copia com sucesso.
Apresento grande dificuldades para ler as páginas, pois geralmente são escritas em ingles, de repente terei que fazer umas aulas, para facilitar um pouco mais a esse respeito.
Aprendi que apertando a tecla Print screen, automaticamente a página que eu preciso será colada lá no programa que baixei(Gadwin).
Fiz um pequeno esquema de como colocar um vídeo no blog, só que não consegui publicar no blog. Vou deixar ele salvo no computador, pois já não estou em condições de continuar.
Essas foram as aprendizagens do dia de hoje. Continuarei as minhas buscas, pois tenho muito ainda que aprender sobre como fazer um tutorial.
Voltarei em breve!
1 de maio de 2008
Um Trabalhador
Maju/ctba
Sou um trabalhador que levanta na madrugada
Deixo os braços quentes da mulher amada
Para o calor da condução sempre lotada
E passo o dia ou semana longe da garotada
Sou um trabalhador que não vejo meu filho nascer
Também só o vejo crescer e só já desenvolvido
Saio de casa no amanhecer e só volto ao anoitecer
Deixo o filho dormindo e já o beijo de novo adormecido
Ah! Sou um trabalhador, que moro em quarto e cozinha
Ou mesmo que morasse em casa grande ou apartamento
Mas sou aquele trabalhador privilegiado sem o tormento
De ter que viver desempregado trabalhando em coisinha
Porque seja qual for a profissão tenho um trabalho
Mesmo que seja um dentista, professor ou advogado
Seja um marceneiro, pedreiro ou ajudante da construção
Sou um trabalhador que trabalha com afinco e com paixão
Ah! Sou aquele que trabalha e não sabe nem se sente dor
Que não pode faltar porque tem muitos querendo meu lugar
Sou um trabalhador, aquele que sonha com seu amor
Um trabalhador distante da nação, mas perto do Salvador..
Dificuldades na Aprendizagem
Ontem dia 30/04, participei do encontro de Orientadores Educacionais e Professores de Laboratório de Aprendizagem com o Professor. Dr. Gilson de Almeida Pereira: com abordagem as Dificuldades na Aprendizagem.
" é uma situação momentânea na vida do aluno, que não consegue caminhar em seus processos escolares, dentro do currículo esperado pela escola, acarretando comprometimento em termos de aproveitamento e/ou avaliação"
(Hashimoto, 1997)
Descobri nesse encontro que o meu papel no laboratório de aprendizagem da minha escola é de apenas oferecer aos alunos um reforço, uma ajuda naquele conteúdo em que a professora regente não conseguiu ensinar a ele. A função do laboratório não é se preocupar com conteúdos, e sim trabalhar o antes, e tentar entender a criança. Ex: Antes de escrever precisamos fazer brincadeiras em que envolvam o corpo(saber engatinhar, andar de caranguejo..). Quanto mais prazerosa for a atividade maior é a chance desse aluno aprender, pois sendo assim, ficará na memória de longo prazo. Muito foi comentado sobre a importancia do brincar, do seriar e classificar.
Sei que não tenho condições nem preparo para atender esses alunos como deveria, pois nem um ambiente adequado para recebê-los tem na escola, atendo-os no refeitório.
O professor Gilson disse que necessitamos sempre ter esta pergunta em mente. O que é que eu posso dar conta no laboratório? O que eu posso responder nesse momento é que tenho muita força de vontade, estou sempre em busca de aprender novas estratégias para tentar melhorar o meu desempenho com as crianças que atendo no Laboratório de Aprendizagem.
Assinar:
Postagens (Atom)